Escritoras contemporâneas: Elif Shafak

Escritoras contemporâneas: Elif Shafak

Postado em:
Blog -
- 12/12/2022 14:06:27

Elif Shafak é autora de 10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho (Ed. Harper Collins) livro da caixinha da Amora de dezembro de 2022. Nascida na França em 1971, de pais turcos, crescida em Ankara, estudou e trabalhou em Istambul antes de sair desbravar outros horizontes. Hoje é cidadã turca e britânica e uma das escritoras contemporâneas mais prestigiadas mundialmente. Doutora em Ciências Políticas, Elif escreve em turco e em inglês. Sua biografia e literatura traduzem muito bem o que é pertencer a vários lugares. 

Seus personagens e temas trafegam entre Oriente e Ocidente, entre misticismo e racionalismo. Assim como a Turquia, que tem sua marca indelével na vida de Elif, trata-se de uma literatura entre vários continentes, um pot-pourri de povos e civilizações que ocuparam ou apenas passaram por ali deixando de herança lendas, mitos, histórias, costumes e monumentos.

"O ser humano, todo ser humano, é imenso e contém multidões"
 Elif Shafak

Sua primeira grande influência foi a avó materna. Aos nove anos, mudou-se de Estrasburgo para Anakara com a mãe recém-separada. Apesar da insistência dos vizinhos e parentes, a avó não obrigou a mãe a casar-se novamente, tomando para si a responsabilidade de criar a neta Elif enquanto a filha terminava os estudos. Os anos 1980 foram um período turbulento na Turquia e Elif via da janela as convulsões sociais enquanto escutava as histórias de sua avó. Foi um refúgio de carinho e misticismo que a marcou para sempre. Sua avó dizia que palavras têm poder.

Em 2023, leia mais mulheres! 
Clique aqui e assine a Amora. 


Sua grande paixão é a cidade de Istambul, onde viveu por muitos anos. Hoje vive em Londres, em um auto-exílio devido à situação política na Turquia. Mesmo sendo uma das autoras mais reconhecidas e lidas no país, o governo autocrático e conservador censura seus livros e chegou a julgar seus personagens por ataque à honra turca por haverem mencionado o genocídio dos armênios de 1915, um tema tabú por lá.

Os temas abordados por Elif em seus mais de 19 livros, traduzidos para 56 idiomas, são o pertencimento, a liberdade de expressão, o direito das minorias, imigração e o papel da mulher na sociedade. Do turco, ela passou a escrever em inglês a fim de encontrar um novo espaço para suas ideias. Segundo ela, a língua turca a prende a certas ideias e preconceitos, apesar de nela conseguir exprimir melhor sua melancolia e tristeza. A autora também tem um canal no YouTube onde fala sobre diversos assuntos baseados em um pequeno ensaio intitulado "Como permanecer são em uma era de divisão".
 

Recebe em casa, todos os meses, livros incríveis como esse! 
Clique aqui e assine a Amora. 

A Bastarda de Istambul é o livro que levou Elif ao reconhecimento internacional. Apesar de apenas três de seus livros terem sido traduzidos no Brasil, livrarias no mundo todo carregam inúmeros títulos dela, vários best-sellers. Em 10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho, livro que foi indicado para o prestigiado Booker Prize em 2019, Elif escreve sobre a amizade de Leila Tequila com outros habitantes das ruas de Istambul, com flashbacks à infância no interior, à vinda para a cidade grande, às complicações em que se mete até parar neste lugar onde passa os 10 minutos e 38 segundos que duram o livro.

Em 2023, leia mais mulheres! 
Clique aqui e assine a Amora. 

Leia também: