Pé de Amora

Pé de Amora

Postado em:
Blog - Pé de Amora
- 16/11/2021 12:37:32

A Amora nasceu com uma intenção: incentivar e divulgar a literatura feita por mulheres. Ao criar o clube, conversar com autoras e pesquisar os títulos para fazer parte da curadoria, descobrimos que podíamos ir mais longe. E foi assim que surgiu o Pé de Amora, um projeto que tem como objetivo selecionar contos inéditos de escritoras pouco conhecidas, que estejam iniciando sua trajetória na ficção, para publicar minilivros que serão entregues aos assinantes, junto com a caixinha, todos os meses. Com isso, descobrimos grandes talentos, nos deparamos com textos surpreendentes e criamos oportunidades para que essas autoras sejam lidas por mais pessoas e alcancem leitoras e leitores de diferentes cantos do Brasil. Foi a forma que encontramos de nos aprofundarmos ainda mais na missão de dar visibilidade às histórias contadas por mulheres diversas. 

 

Já na primeira etapa da seleção, recebemos mais de 40 contos. Uma amostragem importante do potencial desse projeto. O primeiro conto selecionado, que será enviado na caixinha do mês de março, chama-se Coração (In)divisível e foi escrito pela Daniélle Carazzai. Uma peça curta e densa, que mistura delicadeza e absurdo, contada por um narrador que vai se revelando aos poucos a partir de uma experiência social: cortar seus dedos. Não posso entregar a trama toda aqui, mas garanto que é uma história cheia de camadas e surpresas. Daniélle nos convida a pensar na relação do sujeito com o mundo e a preencher silêncios e buracos a partir das pistas que vai revelando (e escondendo) aos poucos, sem nenhuma previsibilidade, até o fim. Um conto que nos deixou sem fôlego e nos fez acreditar ainda mais nesse projeto. Sim, há muitas autoras talentosíssimas a serem descobertas, publicadas e divulgadas. 

 

Daniélle Carazzai é jornalista, artista visual e escritora. Vive e trabalha com as palavras e com a cerâmica artesanal em uma área rural de Campo Largo, no Paraná. Foi contemplada com o conto O Menino Chuva no I Edital Sesc Paraná de Contos Infantojuvenis. Em 2021, foi co-autora em duas publicações: Vida, histórias da Pandemia; e A história das estórias, ambos projetos da Montenegro Produções. Prepara seu primeiro livro de contos pela Esc. Escola de Escrita.

O projeto Pé de Amora conta com a parceria de estudantes, professoras e professores do Curso de Letras Português-Inglês da PUCPR, que fazem leitura crítica, revisão e desenvolvem pareceres dos textos selecionados. 

 

Se você é escritora e ficou com vontade de participar, mande um e-mail para contato@amoralivros.com.br com o assunto Pé de Amora.
Continuamos selecionando contos para as próximas edições da coleção. 

Saiba mais: Por que ler mulheres.
Conheça o time Amora.